Vantagens e Desvantagens

Neste capítulo iremos falar nas vantagens e desvantagens que o motor stirling poderá ter. Estas serão as que considerámos mais importantes das que encontrámos.

Vantagens

  • Capacidade de utilização de vários combustíveis
  • Funcionamento silencioso
  • Baixo desgaste interno e consumo de lubrificante
  • Diferentes arranjos físicos
  • Grande Valor de Eficiência
  • Simplicidade
  • Mais amigo do ambiente

Como se pode ver este tipo de motor tem bastantes vantagens e de grande significância o que torna este motor ideal na produção de energia.

Capacidade de utilização de vários combustíveis: Os motores Stirling requerem, para o seu funcionamento, qualquer tipo de energia calorífica. Esta energia pode ser obtida através de várias maneiras: de combustíveis fosseis como o petróleo, álcool, ou até mesmo carvão; energias renováveis como por exemplo o solar. A sua eficiência varia dependendo da sua fonte de energia.


Funcionamento silencioso: Nos motores Stirling não há válvulas, nem muitos
elementos móveis ou explosões periódicas, o que causa um baixíssimo nível de ruído
e vibração, permitindo o seu uso em áreas urbanas.


Baixo desgaste interno e consumo de lubrificante: Os produtos da combustão não entram em contacto directo com as partes móveis do motor (combustão externa). Por conseguinte, não há contaminação do lubrificante como nos motores a Diesel. A maior dificuldade nos motores de combustão interna é efectuar a lubrificação dos pistões com perfeita vedação em temperaturas elevadas, já nos motores Stirling não há este problema, as temperaturas são menores e as paredes do motor podem ser refrigeradas o que permite inclusive o uso da água como lubrificante no lugar dos óleos.


Diferentes arranjos físicos: Os elementos essenciais num motor Stirling são: cilindros, um para expansão e o outro para compressão e regenerador. Estes, aparentemente componentes simples, podem ser dispostos de diversas maneiras possibilitando uma grande adequação ao espaço físico.


Grande Valor de Eficiência: Ao contrário do motor convencional de combustão o motor Stirling utiliza uma fonte de energia contínua permitindo um maior rendimento, pois não existem tantas perdas.


Simplicidade: O motor Stirling surpreende pela sua simplicidade, pois consiste em duas câmaras com diferentes temperaturas que aquecem e arrefecem de forma alternada.


Mais amigo do ambiente: Como funciona com uma fonte de energia externa ,não havendo combustão, os poluentes resultantes são muito menores do que a utilização de outros tipos de motores (admitindo o uso de combustíveis), é possível a utilização de energias renováveis para o motor funcionar e tem um maior rendimento que qualquer outro tipo de motor.



Desvantagens
  • Custo
  • Dificuldade na sua perfeita vedação
  • Fonte de calor
  • Variação da velocidade de rotação


Ao procurar desvantagens vimos que na realidade não são muito abundantes e não têm grande peso.

Custo: É a principal desvantagem do motor Stirling. É aproximadamente duas vezes mais caro se compararmos com um motor a Diesel com a mesma potência.

Dificuldade na sua perfeita vedação: Os motores Stirling necessitam de uma boa vedação nos cilindros para evitar a contaminação do gás de trabalho pelo lubrificante. O rendimento do motor é maior com altas pressões, conforme o gás de trabalho, porém quanto maior a pressão de trabalho maior é a dificuldade de vedação dos cilindros.

Fonte de calor: A fonte de calor para o motor stirling é externa, fazendo com que o motor demore um pouco a responder às mudanças de calor que é aplicada ao cilindro, pois o calor demora a ser conduzido através das paredes do cilindro.

Variação da velocidade de rotação: A sua maior desvantagem consiste na dificuldade de dar partida e variar a sua velocidade de rotação rapidamente, por esta razão é complicado empregar este tipo de motor nos veículos, como por exemplo, carros e camiões.