Conforme já exposto, a eficiência do ciclo Stirling depende muito da pressão
de trabalho e principalmente das temperaturas. A pressão e a temperatura são factores
limitantes na construção do motor. De facto, a construção de um motor que trabalha
com pressões internas elevadas e com trocadores de calor exige atenção à vedação e
à resistência mecânica, assim como a utilização de materiais especiais o que encarece o motor. Devido a estas limitações não esperamos atingir valores de rendimento muito altos, mas ainda assim
Podemos descobrir a sua eficiência com base na equação:
Rendimento=Trabalho realizado/Energia Total
Ou (incluindo a transformação para energia eléctrica)
Rendimento=Energia útil/Energia total
No entanto através do ciclo Carnot sabemos que o rendimento máximo de qualquer motor térmico é dada pela expressão
Eficiência teórica= 1- ( Temperatura Fria/Temperatura Quente)
Sabendo isto a nossa eficiência irá ser influenciada, então o valor final será
Rendimento final= Rendimento/Eficiência
Sabendo a energia calorífica dada ao motor, e sabendo a temperatura do cilindro quente e do cilindro frio, podemos calcular facilmente o rendimento do nosso protótipo.