Curiosidades & Aplicações

Aqui neste tópico das curiosidades iremos mencionar algumas curiosidades mundiais acerca do motor stirling e o aproveitamento dos raios solares:




  • Novo Recorde Mundial quanto a eficiência da conservação:


Engenheiros do laboratório Sandia, nos Estados Unidos, bateram um novo recorde mundial na eficiência da conversão de energia solar para electricidade fornecida directamente à rede de distribuição. A eficiência do sistema alcançou 31,25%.




  • Gerando electricidade com calor:
O recorde foi alcançado no prato número 3 da estação geradora que está sendo construída no estado do Novo México. A energia solar é capturada na forma de calor, que movimenta um motor Stirling para a geração da electricidade.




  • Eficiência na conversão:
A eficiência da conversão da energia solar-energia eléctrica é calculada medindo-se a energia líquida enviada para a rede de distribuição e dividindo-a pela energia solar que atinge os espelhos parabólicos. O recorde anterior havia sido estabelecido em 1984, e era de 29,4%.
"Ganhar dois pontos inteiros de eficiência de conversão neste tipo de sistema é fenomenal," afirmou Bruce Osborn, presidente da Stirling Energy. "Este é um avanço significativo que coloca nosso sistema parabólico-motor bem acima da capacidade de qualquer outro colector parabólico-solar e um passo mais próximo de comercializarmos um sistema economicamente viável."




  • Qualidade dos espelhos:
Segundo os engenheiros do Laboratório Sandia, o principal responsável pelo novo recorde foi o avanço alcançado na produção dos espelhos parabólicos. Os pratos são feitos com um vidro com baixo teor de ferro, recobertos por uma película de prata. Os protótipos anteriores conseguiam reflectir 91% da luz incidente sobre eles. O prato número 3, com seus novos espelhos, atinge um nível de reflexão de 94%.
O feixe de calor que entra no colector agora mede apenas sete polegadas de diâmetro (17,78 centímetros) graças à maior eficiência dos espelhos. Esse feixe mais concentrado também é responsável por um maior rendimento do Motor Stirling.




  • Motor Stirling na NASA:
Os Motores Stirling estão a ser estudados na NASA para uso apropriado em veículos espaciais, sendo alimentados por energia solar.






Aplicações

            Ao pensarmos onde o motor stirling é usado, não nos vem nada a cabeça. Isso é porque este tipo de motor não é muito conhecido mas devido ás suas características a utilização deste tipo de motores pode se verificar muito eficiente como são os exemplos:

Parabólicas solares
com  Motores Stirling
 Produção de energia: Este pode ser o uso mais conhecido e mais prático para este tipo de motor. Tanto utilizando fontes de energia fosseis como energias renováveis, o uso deste motor é vantajoso devido ao rendimento superior e à possibilidade poder utilizar a luz do sol para aquecer não sendo necessários processos intermédios.


TEDOM Stirling Motor


Locomoção: Este motor também já foi utilizado em meios de transporte, aumentando ligeiramente o rendimento, mas porque este motor produzia pouco torque e demorava algum tempo a arrancar e por isso a investigação neste campo foi abandonada.




cryocooler
Refrigeradores (cryocooler): Os motores stirling podem funcionar de modo inverso, ou seja em vez de dar energia calorífica de modo a criar uma diferença de temperaturas e energia de mecânica, pode se aplicar trabalho ao motor e desta forma este irá produzir a diferença de temperaturas. Pode então ter aplicações na refrigeração como por exemplo nos frigoríficos, ou até na investigação pois permite atingir temperaturas muito baixas. A NASA conseguiu chegar a temperaturas abaixo dos 60k.











KOCKUMS - Submarino
 movido a Motor Stirling
Uso marinho: Os motores stirling também já foram usados nos submarinos maioritariamente devido ao seu funcionamento silencioso e sem vibrações (algo de vantajoso nos submarinos) e aumenta o tempo que podem passar debaixo de água de uns dias para algumas semanas, algo apenas possível antes pelos submarinos nucleares. Também são usados como  geradores de electricidade em iates.